terça-feira, 11 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO ESCOLAR


A discussão sobre a importância do currículo tem como eixos fundamentais a construção social do conhecimento. O termo currículo é definido como uma série de conjuntos de resultados, como um conjunto de matérias e experiências que os estudantes desenvolvem conferida a escola, também tem o intuito de comunicar os princípios essenciais de uma proposta educativa, sendo entendido como uma seleção de conhecimentos extraídos de uma cultura mais ampla.
Comforme Santos (2000), tradicionalmente, duas grandes tendências marcaram os estudos e as práticas curriculares. De um lado as propostas que vêem o currículo como conjunto de conteúdos, de outro, os que defendem a idéia de que o currículo é constituído por um conjunto de experiências vivenciadas na escola. Entretanto, estas orientações, em decorrências de novos estudos no campo educacional, vão sendo ressignificadas ao longo desse século.
Neste sentido fica claro que o currículo é mais que um cronograma das disciplinas, mas um instrumento regado de inspirações ideológicas e políticas. O currículo Real é tudo aquilo que acontece dentro da sala de aula, idealizado pela prática do professor é a contextualização dos conteúdos, são os moldes formais do currículo que se tornam realida em sala de aula onde se pode repensar seus conceitos e construir competência de caráter conceitual, procedimental e atitudinal.
O currículo Prescrito é um conjunto de normas e decisões que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais. Construido para que o professor o execute de forma como veio estruturado, igual para todo o território e para todos os alunos. O currículo prescrito atribui a escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução.
O que se aprende no currículo Oculto são atitudes, comporatamentos, valores e orientações. Por tanto é constituído por todos os aspectos do ambiente escolar, sem fazer parte do currículo oficial, significa que não está prescrito, não aparece no planejamento. O currículo oculto é denominado por influências que afetam a aprendizagem, proveniente da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola e representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
Este texto que aqui foi elaborado tendo por base a reflexão sobre a importância do currículo escolar. Quero criar um debate no blog, para partilha de opniões e comentários e este deve ser o meio mais democrático e ascessíveis para todos os docentes. O currículo é parte pulsante da escola e esta precisa se apoiar num projeto que estimule o interesse e a criatividade dos alunos, para criarmos uma geração de jovens que acreditem em suas próprias idéias, que possam gerar produtos, obras de arte, teorias científicas durante o percurso escolar e não só depois dele. Professores postem suas idéias e comentários para que juntos possamos rever nosso currículo escolar.
 O atendimento ao aluno é realizado com atividades educativas no computador e em folhas e também com brinquedos educativos. Esse material contempla o currículo escolar da Educação Infantil e Ensino Fundamental e respeita o ritmo de desenvolvimento cognitivo de cada aluno pois está baseado nos processos cerebrais responsáveis pela solução do conteúdo escolar.

O programa é composto por três projetos: Lugares de Aprender - a Escola Sai da Escola, Escola em Cena e O Cinema Vai à Escola

Oficinas de culinária também são inclusas no currículo escolar.





Este texto que aqui foi elaborado tendo por base a reflexão sobre a importância do currículo escolar. Quero criar um debate no blog, para partilha de opniões e comentários e este deve ser o meio mais democrático e acessíveis para todos os docentes. O currículo é parte pulsante da escola e esta precisa se apoiar num projeto que estimule o interesse e a criatividade dos alunos, para criarmos uma geração de jovens que acreditem em suas próprias idéias, que possam gerar produtos, obras de arte, teorias científicas durante o percurso escolar e não só depois dele. Professores postem suas idéias e comentários para que juntos possamos rever nosso currículo escolar.


REFERÊNCIAS
VIDOTTE COSTA, Vilze. O trabalho do pedagogo nos espaços educativos: Pearson Prentice Hall. São Paulo: Equipe casa das idéias, 2009.
SANTOS, Adriana de Jesus. Currículo, Conhecimento e Cultura. Pearson Prendice Hall. São Paulo: Equipe casa das idéias, 2011.

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