A discussão sobre a
importância do currículo tem como eixos fundamentais a construção social do
conhecimento. O termo currículo é definido como uma série de conjuntos de
resultados, como um conjunto de matérias e experiências que os estudantes
desenvolvem conferida a escola, também tem o intuito de comunicar os princípios
essenciais de uma proposta educativa, sendo entendido como uma seleção de
conhecimentos extraídos de uma cultura mais ampla.
Comforme Santos (2000),
tradicionalmente, duas grandes tendências marcaram os estudos e as práticas
curriculares. De um lado as propostas que vêem o currículo como conjunto de
conteúdos, de outro, os que defendem a idéia de que o currículo é constituído
por um conjunto de experiências vivenciadas na escola. Entretanto, estas
orientações, em decorrências de novos estudos no campo educacional, vão sendo
ressignificadas ao longo desse século.
Neste sentido fica
claro que o currículo é mais que um cronograma das disciplinas, mas um
instrumento regado de inspirações ideológicas e políticas. O currículo Real é
tudo aquilo que acontece dentro da sala de aula, idealizado pela prática do
professor é a contextualização dos conteúdos, são os moldes formais do
currículo que se tornam realida em sala de aula onde se pode repensar seus
conceitos e construir competência de caráter conceitual, procedimental e
atitudinal.
O currículo Prescrito é
um conjunto de normas e decisões que são produzidas nos gabinetes das
secretarias federais, estaduais e municipais. Construido para que o professor o
execute de forma como veio estruturado, igual para todo o território e para
todos os alunos. O currículo prescrito atribui a escola o papel de transmitir
uma cultura com base na lógica da reprodução.
O que se aprende no
currículo Oculto são atitudes, comporatamentos, valores e orientações. Por
tanto é constituído por todos os aspectos do ambiente escolar, sem fazer parte
do currículo oficial, significa que não está prescrito, não aparece no
planejamento. O currículo oculto é denominado por influências que afetam a
aprendizagem, proveniente da experiência cultural, dos valores e significados
trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola e
representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às práticas,
atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e
escolar.
Este texto que aqui foi
elaborado tendo por base a reflexão sobre a importância do currículo escolar. Quero
criar um debate no blog, para partilha de opniões e comentários e este deve ser
o meio mais democrático e ascessíveis para todos os docentes. O currículo é
parte pulsante da escola e esta precisa se apoiar num projeto que estimule o
interesse e a criatividade dos alunos, para criarmos uma geração de jovens que
acreditem em suas próprias idéias, que possam gerar produtos, obras de arte,
teorias científicas durante o percurso escolar e não só depois dele. Professores
postem suas idéias e comentários para que juntos possamos rever nosso currículo
escolar.
O atendimento ao aluno é realizado com atividades
educativas no computador e em folhas e também com brinquedos educativos. Esse
material contempla o currículo escolar da Educação Infantil e Ensino
Fundamental e respeita o ritmo de desenvolvimento cognitivo de cada aluno pois
está baseado nos processos cerebrais responsáveis pela solução do conteúdo
escolar.
O programa é
composto por três projetos: Lugares de Aprender - a Escola Sai da Escola, Escola
em Cena e O Cinema Vai à Escola
Oficinas
de culinária também são inclusas no currículo escolar.
Este texto que aqui foi
elaborado tendo por base a reflexão sobre a importância do currículo escolar.
Quero criar um debate no blog, para partilha de opniões e comentários e este
deve ser o meio mais democrático e acessíveis para todos os docentes. O
currículo é parte pulsante da escola e esta precisa se apoiar num projeto que
estimule o interesse e a criatividade dos alunos, para criarmos uma geração de
jovens que acreditem em suas próprias idéias, que possam gerar produtos, obras
de arte, teorias científicas durante o percurso escolar e não só depois dele.
Professores postem suas idéias e comentários para que juntos possamos rever
nosso currículo escolar.
REFERÊNCIAS
VIDOTTE COSTA, Vilze.
O trabalho do pedagogo nos espaços
educativos: Pearson Prentice Hall. São Paulo: Equipe casa das idéias, 2009.
SANTOS, Adriana de
Jesus. Currículo, Conhecimento e Cultura.
Pearson Prendice Hall. São Paulo: Equipe casa das idéias, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário